ESFERAS DE SINALIZAÇÃO
Destinadas à sinalização visual na navegação aérea de helicópteros, aviões, balões, planadores, etc., evitando assim a colisão desses veículos nos sistemas de transmissão de energia elétrica.
Em função das diversas situações e locais onde se faz necessário a instalação das esferas de sinalização diurna, foram desenvolvidos modelos específicos para sua instalação, visando minimizar os inconvenientes
causados por locais de difícil acesso, relevo acidentado e travessia de rodovias, dentre outros.
Estas situações e locais onde é obrigatória a instalação das esferas estão especificadas na NBR 7276-2005.
Em atendimento às exigências das concessionárias de energia elétrica, as esferas de sinalização são construídas em conformidade com a norma NBR 15237-2005 e processo de fabricação próprio, garantindo assim, ótimas características, tais como:
- durabilidade;
- resistência aos raios ultravioleta;
- resistência a vibrações eólicas;
- resistência a movimentos giratórios;
- resistência ao escorregamento;
- sistema de drenagem de água pluvial através de orifícios radiais e perpendiculares ao sentido do cabo.

ESFERA PARA INSTALAÇÃO CONVENCIONAL
A instalação e remoção destas esferas é feita manualmente, no solo, durante a construção da linha de transmissão ou durante a manutenção com seu desligamento.
O sistema convencional é formado por mancais especiais em liga de alumínio, coxins de borracha exclusivos para cada diâmetro de cabo, além de parafusos, porcas e arruelas.

ESFERA PARA INSTALAÇÃO POR CORDA
Desenvolvida para dar maior praticidade e produtividade, permite a instalação e remoção em linha viva em cabos fabricados em aço, alumínio ou OPGW a partir do solo, através da utilização do:
- robô especialmente desenvolvido para essa tarefa, acionado por controle remoto ou
- kit para operação com corda.
Esfera para instalação por Corda ou Robô
ESR12981-1 - Kit para instalação por corda

ESFERA PARA INSTALAÇÃO POR HELICÓPTERO
Estas esferas possuem um mecanismo especial para abertura e acoplamento ao cabo, acionado a partir de um único parafuso olhal localizado na parte superior, operável com bastão de manobra para instalação de esferas. Dotada de um contrapeso para manter o parafuso olhal na parte superior da esfera.
A operação de instalação e remoção na linha de transmissão é realizada diretamente do helicóptero de forma rápida e segura em linha viva.
