CONJUNTO DE ATERRAMENTO TEMPORÁRIO
Equipamento de ligação elétrica efetiva, com baixa impedância intencional à terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a intervenção na instalação elétrica, promovendo proteção aos trabalhadores contra energização acidental.
A especificação adequada do conjunto de aterramento temporário (ATR) é o primeiro princípio que assegura eficiência e segurança na realização de trabalhos em linha desenergizada, caso o sistema seja energizado acidentalmente. A especificação deve ser compatível com as características da instalação elétrica onde o Conjunto de Aterramento Temporário será instalado.
Leia com atenção os requisitos básicos a seguir, para a correta especificação do Conjunto de Aterramento Temporário, para garantir a segurança dos eletricistas.
Para a especificação do ATR, é necessário conhecer as seguintes características das instalações elétricas onde será utilizado:
a. Tipo de instalação e nível de tensão:
Rede ou linha aérea (kV);
Subestação (kV);
Rede Secundária (BT) com cabo nu ou protegido;
Rede subterrânea (kV);
b. Corrente máxima de curto-circuito;
c. Tempo de atuação do sistema de proteção;
d. Tipo de Estrutura:
Metálica;
Concreto;
Madeira;
e. Distâncias entre fases e fase-terra;
f. Seções dos condutores de fase e de terra onde o ATR será instalado.
A manutenção em redes aéreas desligadas, nos apresenta à primeira vista como uma condição aparentemente segura para a execução dos trabalhos. Entretanto, elas podem ser indevidamente energizadas por diversos fatores mais comuns:
- Erros de manobra;
- Contato acidental com outros circuitos energizados;
- Tensões induzidas por linhas adjacentes;
- Descargas atmosféricas, mesmo que distantes do local de trabalho;
- Fontes de alimentação de terceiros.
Infelizmente os fatores descritos não se constituem em fatos teóricos, ou mesmo impossíveis de ocorrer, como muitas vezes o homem de manutenção tende a imaginar, pois a prática tem nos mostrado a veracidade através de inúmeros acidentes que ocorrem anualmente nas empresas de energia elétrica.
O aterramento e curto-circuitamento temporário, constitui-se na principal proteção do homem nos trabalhos em redes desenergizadas, devendo ser considerado portanto, como sua principal ferramenta de trabalho.
O Grupo D'Assis atua com produtos e serviços para proteção, prevenção e manutenção em sistemas elétricos de baixa, média, alta e extra-alta tensão, e possui mais de 40 anos de experiência neste setor.
Somos credenciados como DISTRIBUIDOR AUTORIZADO para comercialização dos produtos de marca RITZ, empresa pioneira no desenvolvimento e fabricação de ferramentas para trabalhos de manutenção em linhas energizadas até 800kV, cujos produtos são fabricados sempre respeitando as exigências das normas nacionais e internacionais, e possuem qualidade reconhecida mundialmente.
Além de comercializar produtos no segmento de manutenção elétrica, o Grupo D`Assis oferece também o serviço de locação de equipamentos e máquinas, viabilizando o uso de materiais testados e certificados às empresas que efetuam atividades temporárias e que necessitam reduzir custos de aquisição de materiais.
Estamos em constante evolução graças ao nosso modelo pioneiro de divulgar nossos produtos de forma digital, atendendo o cliente em qualquer lugar do Brasil e do exterior, trazendo assim ótimos resultados e aquecendo cada vez mais o nosso setor.
O Grupo D`Assis possui também diversas parcerias com os principais e melhores fabricantes de epc’s e epi's em geral, nos mantendo à frente do mercado, pois está em nosso DNA buscar novidades que atendam as necessidades dos nossos clientes.
PRINCIPAIS PRODUTOS:
Banquetas e Andaimes
Bastões manuais
Coberturas protetoras e lençóis
Conjuntos de Aterramento
EPI’s em geral
Escadas Isolantes
Esferas de sinalização
Ferramentas universais
Instrumentos de teste e detecção
Jampes Temporários
Luvas Isolantes de Borracha
Varas de manobra