CONJUNTO DE ATERRAMENTO TEMPORÁRIO
Equipamento de ligação elétrica efetiva, com baixa impedância intencional à terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a intervenção na instalação elétrica, promovendo proteção aos trabalhadores contra energização acidental.
A especificação adequada do conjunto de aterramento temporário (ATR) é o primeiro princípio que assegura eficiência e segurança na realização de trabalhos em linha desenergizada, caso o sistema seja energizado acidentalmente. A especificação deve ser compatível com as características da instalação elétrica onde o Conjunto de Aterramento Temporário será instalado.
Leia com atenção os requisitos básicos a seguir, para a correta especificação do Conjunto de Aterramento Temporário, para garantir a segurança dos eletricistas.
Para a especificação do ATR, é necessário conhecer as seguintes características das instalações elétricas onde será utilizado:
a. Tipo de instalação e nível de tensão:
Rede ou linha aérea (kV);
Subestação (kV);
Rede Secundária (BT) com cabo nu ou protegido;
Rede subterrânea (kV);
b. Corrente máxima de curto-circuito;
c. Tempo de atuação do sistema de proteção;
d. Tipo de Estrutura:
Metálica;
Concreto;
Madeira;
e. Distâncias entre fases e fase-terra;
f. Seções dos condutores de fase e de terra onde o ATR será instalado.
A manutenção em redes aéreas desligadas, nos apresenta à primeira vista como uma condição aparentemente segura para a execução dos trabalhos. Entretanto, elas podem ser indevidamente energizadas por diversos fatores mais comuns:
- Erros de manobra;
- Contato acidental com outros circuitos energizados;
- Tensões induzidas por linhas adjacentes;
- Descargas atmosféricas, mesmo que distantes do local de trabalho;
- Fontes de alimentação de terceiros.
Infelizmente os fatores descritos não se constituem em fatos teóricos, ou mesmo impossíveis de ocorrer, como muitas vezes o homem de manutenção tende a imaginar, pois a prática tem nos mostrado a veracidade através de inúmeros acidentes que ocorrem anualmente nas empresas de energia elétrica.
O aterramento e curto-circuitamento temporário, constitui-se na principal proteção do homem nos trabalhos em redes desenergizadas, devendo ser considerado portanto, como sua principal ferramenta de trabalho.
BASTÕES MANUAIS
BASTÃO ALAVANCA
Construído com tubo RITZGLAS® e projetado para girar postes circulares ou de outras seções transversais (hexagonal, quadrado) de madeira, metálico ou concreto, com a finalidade de posicioná-lo no seu local de instalação.
O RC305-0021 possui um tirante de náilon, com 48 mm de largura e 1,83 m de comprimento e tem capacidade de até 3402 daN / 7500 lb de resistência à tração, agarrando firmemente os postes, com até Ø 480 mm, inclusive, em superfícies lisas.
O RC305-0008 possui um gancho de aço galvanizado articulável em sua extremidade e sua fixação regulável. Assim, possibilita agarrar poste de madeira de diferentes diâmetros.
O RC200T possui mandíbulas que permitem agarrar poste de Ø 180 a 406 mm.
EXTENSÃO PARA BASTÃO DE MANOBRA
As extensões são facilmente adaptáveis ao cabeçote de qualquer modelo de bastão de manobra RITZGLAS® e tem como finalidade ampliar o seu comprimento sem prejudicar o seu desempenho.
EXTENSÃO PARA BASTÃO DE MANOBRA
BASTÃO PRENDEDOR DE CONDUTOR
É utilizado nos trabalhos em instalações energizadas pelo método à distância para segurar e posicionar cabos e jumpers condutores (principalmente durante as operações de seccionamento), bem como para fazer e desfazer a amarração de condutor em isolador de pino.
A alavanca existente na parte inferior do bastão é responsável pelo travamento do condutor no mordente. Através da porca estriada é possível pré-ajustar a abertura do mordente do cabeçote superior de acordo com a bitola do condutor. Já os dois parafusos com cabeça recartilhada são destinados ao travamento da alavanca após fixação no condutor.
O cabeçote do bastão prendedor de condutor pode ser pré-ajustado em três posições (à esquerda, ao centro e à direita), permitindo ao eletricista manobrar o condutor em ângulos favoráveis de trabalho. Sua abertura permite o manuseio de cabos de cobre sólido 6 AWG (Ø 4 mm) e até de cabo de alumínio 1590 MCM CAA (Ø 38 mm).
BASTÃO PRENDEDOR DE CONDUTOR
BASTÃO DE AMARRAÇÃO
Dispõe de uma variedade de cabeçotes para atender às diversas aplicações ou mesmo à preferência pessoal de cada eletricista.
Os bastões com gancho (rotativo ou fixo) são adequados para fazer e desfazer laços de amarração com olhais em suas extremidades.
O bastão com lâmina rotativa é utilizado para fazer e desfazer os laços de amarração sem olhais nas extremidades.
BASTÃO PUNHO ISOLANTE
Permite a colocação de alicate ou outras ferramentas manuais, possibilitando o seu uso em trabalhos em linhas energizadas pelo método à distância.
Estão disponíveis em duas versões: incluindo o alicate ou somente o par de bastões punhos.
Estes bastões possuem um cabeçote para fixação de alicate ou outra ferramenta compatível.
BASTÃO COM SOQUETE MULTI-ANGULAR
O mecanismo de engrenagem articulável do bastão isolante com soquete multi-angular permite ao eletricista ajustar o ângulo adequado para a colocação do soquete e para a posição de porcas nos trabalhos em instalações energizadas pelo método à distância.
Já o tirante de fibra de vidro instalado paralelamente ao tubo, afixado no punho, é responsável pela estabilização do cabeçote da engrenagem, mantendo-o alinhado mesmo com o giro do bastão.
Como parte complementar da engrenagem está o encaixe quadrado de 1/2”, responsável pela conexão com os soquetes que irão operar as porcas.
O ângulo da engrenagem pode ser previamente ajustado a uma variação de até 140°, em relação ao bastão, através das duas porcas borboletas existentes no cabeçote.
O cabeçote para alojamento das engrenagens é em liga de bronze e as engrenagens são em aço especial tratado termicamente. Esse versátil conjunto de ferragens está instalado no tubo RITZGLAS® para garantir a distância de segurança e o isolamento necessário.
ADVERTÊNCIA
Este bastão está dimensionado mecanicamente somente para o ajuste da porca, tendo como torque máximo 2,0 daN.m (15 ft-lb).
O seu aperto com o torque adequado deve ser feito com o bastão com soquete flexível.
BASTÃO SOQUETE FLEXÍVEL
Possui dispositivo para receber ferramentas destinadas ao aperto de porcas em equipamentos de instalações energizadas.
O soquete flexível instalado no bastão propicia ao eletricista um recurso maior com relação à flexibilidade dessa ferramenta, principalmente, em ângulos mais acentuados. O soquete fixo tipo macho, em uma das extremidades dos bastões RH1891-2 e RH1891-3, permite o acoplamento da chave catraca (R066780) para facilitar a aplicação do torque de aperto necessário.
O cabeçote universal instalado em uma das extremidades do bastão RH1891-6 permite o acoplamento de ferramentas universais.
Torque máx.: 5,5 daN.m (40 ft-lb)
O bastão isolante, com soquete flexível RC403-2136, possui em uma de suas extremidades um encaixe tipo fêmea (que permite a adaptação de chave R066780) e, na outra extremidade, possui o encaixe tipo macho de 1/2”. Com isso, essa ferramenta torna-se bastante versátil pelo fato de intercambiar os dois tipos de encaixe.
Torque máx.: 10 daN.m (75 ft-lb)
ACESSÓRIOS
O jogo de soquetes hexagonal é constituído de 11 unidades, com medidas em polegadas ou 10 unidades com medidas métricas, e destina-se ao aperto em conjunto com o bastão soquete flexível no trabalho em linhas energizadas.
O seu encaixe quadrado tipo fêmea permite a adaptação em várias outras chaves soquetes manuais ou nos bastões soquetes isolantes.
Os soquetes hexagonais são fornecidos em estojo e dispostos nas medidas de forma ordenada para facilitar o trabalho de seleção.
BASTÃO VOLT-AMPERÍMETRO
Possui um cabeçote na sua extremidade, que pode ser ajustado para o acoplamento de vários modelos de volt-amperímetros alicate, porém, que possua o gatilho de acionamento no lado esquerdo.
O revestimento plástico do cabeçote possibilita uma melhor acomodação do instrumento e evita eventuais danos em sua superfície. Uma vez acoplado ao bastão, o volt-amperímetro alicate passa a ser acionado através de uma alavanca em sua região de empunhadura, podendo desta forma ser usado com segurança garantida pelo isolamento do tubo e tirante RITZGLAS®.
Além dos bastões volt-amperímetro inteiriços, possuímos dois modelos com sistema dobrável, que atuam com a mesma função e eficiência por serem fáceis de transportar.
BASTÃO UNIVERSAL
É constituído de cabeçote universal (dentados) e permite o acoplamento fácil, rápido e seguro de todas as ferramentas universais, fixadas com parafuso borboleta, que acompanha o bastão. Assim, possibilita ao eletricista colocar a ferramenta universal em ângulos de até 90° em relação ao bastão.
Dependendo da configuração da ferramenta universal, pode-se instalar um adaptador universal (RM4455-84), entre o bastão e esta, para obter qualquer ângulo que se deseje.
O bastão universal, com pingadeira de borracha acoplada, é indicado para o uso em manobras de emergência sob chuva (as pingadeiras de borracha fornecem uma distância de escoamento adicional e alteram o trajeto da gotícula de água, evitando que esta escorra pelo bastão).
A emenda rígida oferece uma maneira prática de transporte, mantendo os comprimentos adequados para as tarefas a serem realizadas.
Todos os modelos possuem alça de descanso (RH1760-5).
Observamos que as sacolas para acondicionamento e transporte de todos os bastões universais poderão ser adquiridas à parte.
BASTÃO UNIVERSAL
BASTÃO UNIVERSAL
CABIDE E CAVALETE PARA BASTÕES
O cabide para bastões é uma ferramenta muito útil na área de trabalho dos eletricistas para descanso dos bastões que se encontram em operação.
Ele é ajustável em cruzetas, com uma variação entre 95 a 114 mm de largura (a altura da cruzeta não é importante).
O cavalete para bastões usado em par possibilita uma alternativa ou complemento da lona para disposição dos bastões isolantes, selecionados e devidamente preparados no local de trabalho, evitando dessa forma a sua contaminação em eventuais contatos com o solo.
As doze hastes suporte e o mastro central são revestidos com material plástico para proteger os bastões contra abrasão e possuem uma capacidade para 12 bastões com até Ø 76 mm.
As sapatas tipo tripé são completamente retráteis para facilitar o transporte e o armazenamento do cavalete.