©direitos reservados dassis

BASTÕES MANUAIS

 

BASTÃO ALAVANCA

Construído com tubo RITZGLAS® e projetado para girar postes circulares ou de outras seções transversais (hexagonal, quadrado) de madeira, metálico ou concreto, com a finalidade de posicioná-lo no seu local de instalação.

O RC305-0021 possui um tirante de náilon, com 48 mm de largura e 1,83 m de comprimento e tem capacidade de até 3402 daN / 7500 lb de resistência à tração, agarrando firmemente os postes, com até Ø 480 mm, inclusive, em superfícies lisas.

O RC305-0008 possui um gancho de aço galvanizado articulável em sua extremidade e sua fixação regulável. Assim, possibilita agarrar poste de madeira de diferentes diâmetros.

O RC200T possui mandíbulas que permitem agarrar poste de Ø 180 a 406 mm.

151.jpg
152.jpg
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png

EXTENSÃO PARA BASTÃO DE MANOBRA

As extensões são facilmente adaptáveis ao cabeçote de qualquer modelo de bastão de manobra RITZGLAS® e tem como finalidade ampliar o seu comprimento sem prejudicar o seu desempenho.

 

EXTENSÃO PARA BASTÃO DE MANOBRA

146.jpg
147.jpg
148.jpg

BASTÃO PRENDEDOR DE CONDUTOR

É utilizado nos trabalhos em instalações energizadas pelo método à distância para segurar e posicionar cabos e jumpers condutores (principalmente durante as operações de seccionamento), bem como para fazer e desfazer a amarração de condutor em isolador de pino.

A alavanca existente na parte inferior do bastão é responsável pelo travamento do condutor no mordente. Através da porca estriada é possível pré-ajustar a abertura do mordente do cabeçote superior de acordo com a bitola do condutor. Já os dois parafusos com cabeça recartilhada são destinados ao travamento da alavanca após fixação no condutor.

O cabeçote do bastão prendedor de condutor pode ser pré-ajustado em três posições (à esquerda, ao centro e à direita), permitindo ao eletricista manobrar o condutor em ângulos favoráveis de trabalho. Sua abertura permite o manuseio de cabos de cobre sólido 6 AWG (Ø 4 mm) e até de cabo de alumínio 1590 MCM CAA (Ø 38 mm).

marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
 

BASTÃO PRENDEDOR DE CONDUTOR

149.jpg
150.jpg

BASTÃO DE AMARRAÇÃO

Dispõe de uma variedade de cabeçotes para atender às diversas aplicações ou mesmo à preferência pessoal de cada eletricista.

Os bastões com gancho (rotativo ou fixo) são adequados para fazer e desfazer laços de amarração com olhais em suas extremidades.

O bastão com lâmina rotativa é utilizado para fazer e desfazer os laços de amarração sem olhais nas extremidades.

156.jpg
154.jpg
155.jpg

BASTÃO PUNHO ISOLANTE

Permite a colocação de alicate ou outras ferramentas manuais, possibilitando o seu uso em trabalhos em linhas energizadas pelo método à distância.

Estão disponíveis em duas versões: incluindo o alicate ou somente o par de bastões punhos.

Estes bastões possuem um cabeçote para fixação de alicate ou outra ferramenta compatível.

156.jpg
157.jpg
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
 
 

BASTÃO COM SOQUETE MULTI-ANGULAR

O mecanismo de engrenagem articulável do bastão isolante com soquete multi-angular permite ao eletricista ajustar o ângulo adequado para a colocação do soquete e para a posição de porcas nos trabalhos em instalações energizadas pelo método à distância.

Já o tirante de fibra de vidro instalado paralelamente ao tubo, afixado no punho, é responsável pela estabilização do cabeçote da engrenagem, mantendo-o alinhado mesmo com o giro do bastão.

Como parte complementar da engrenagem está o encaixe quadrado de 1/2”, responsável pela conexão com os soquetes que irão operar as porcas.

O ângulo da engrenagem pode ser previamente ajustado a uma variação de até 140°, em relação ao bastão, através das duas porcas borboletas existentes no cabeçote.

O cabeçote para alojamento das engrenagens é em liga de bronze e as engrenagens são em aço especial tratado termicamente. Esse versátil conjunto de ferragens está instalado no tubo RITZGLAS® para garantir a distância de segurança e o isolamento necessário.

ADVERTÊNCIA

Este bastão está dimensionado mecanicamente somente para o ajuste da porca, tendo como torque máximo 2,0 daN.m (15 ft-lb).

O seu aperto com o torque adequado deve ser feito com o bastão com soquete flexível.

158.jpg
159.jpg
160.jpg
161.jpg
163.jpg

BASTÃO SOQUETE FLEXÍVEL

Possui dispositivo para receber ferramentas destinadas ao aperto de porcas em equipamentos de instalações energizadas.

O soquete flexível instalado no bastão propicia ao eletricista um recurso maior com relação à flexibilidade dessa ferramenta, principalmente, em ângulos mais acentuados. O soquete fixo tipo macho, em uma das extremidades dos bastões RH1891-2 e RH1891-3, permite o acoplamento da chave catraca (R066780) para facilitar a aplicação do torque de aperto necessário.

O cabeçote universal instalado em uma das extremidades do bastão RH1891-6 permite o acoplamento de ferramentas universais.

Torque máx.: 5,5 daN.m (40 ft-lb)

O bastão isolante, com soquete flexível RC403-2136, possui em uma de suas extremidades um encaixe tipo fêmea (que permite a adaptação de chave R066780) e, na outra extremidade, possui o encaixe tipo macho de 1/2”. Com isso, essa ferramenta torna-se bastante versátil pelo fato de intercambiar os dois tipos de encaixe.

Torque máx.: 10 daN.m (75 ft-lb)

162.jpg

ACESSÓRIOS

O jogo de soquetes hexagonal é constituído de 11 unidades, com medidas em polegadas ou 10 unidades com medidas métricas, e destina-se ao aperto em conjunto com o bastão soquete flexível no trabalho em linhas energizadas.

O seu encaixe quadrado tipo fêmea permite a adaptação em várias outras chaves soquetes manuais ou nos bastões soquetes isolantes.

Os soquetes hexagonais são fornecidos em estojo e dispostos nas medidas de forma ordenada para facilitar o trabalho de seleção.

marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited_edited_edite
 
 
164.jpg
166.jpg

BASTÃO VOLT-AMPERÍMETRO

Possui um cabeçote na sua extremidade, que pode ser ajustado para o acoplamento de vários modelos de volt-amperímetros alicate, porém, que possua o gatilho de acionamento no lado esquerdo.

O revestimento plástico do cabeçote possibilita uma melhor acomodação do instrumento e evita eventuais danos em sua superfície. Uma vez acoplado ao bastão, o volt-amperímetro alicate passa a ser acionado através de uma alavanca em sua região de empunhadura, podendo desta forma ser usado com segurança garantida pelo isolamento do tubo e tirante RITZGLAS®.

Além dos bastões volt-amperímetro inteiriços, possuímos dois modelos com sistema dobrável, que atuam com a mesma função e eficiência por serem fáceis de transportar.

165.jpg
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
 
167.jpg

BASTÃO UNIVERSAL

É constituído de cabeçote universal (dentados) e permite o acoplamento fácil, rápido e seguro de todas as ferramentas universais, fixadas com parafuso borboleta, que acompanha o bastão. Assim, possibilita ao eletricista colocar a ferramenta universal em ângulos de até 90° em relação ao bastão.

Dependendo da configuração da ferramenta universal, pode-se instalar um adaptador universal (RM4455-84), entre o bastão e esta, para obter qualquer ângulo que se deseje.

O bastão universal, com pingadeira de borracha acoplada, é indicado para o uso em manobras de emergência sob chuva (as pingadeiras de borracha fornecem uma distância de escoamento adicional e alteram o trajeto da gotícula de água, evitando que esta escorra pelo bastão).

A emenda rígida oferece uma maneira prática de transporte, mantendo os comprimentos adequados para as tarefas a serem realizadas.

Todos os modelos possuem alça de descanso (RH1760-5).

Observamos que as sacolas para acondicionamento e transporte de todos os bastões universais poderão ser adquiridas à parte.

168.jpg

BASTÃO UNIVERSAL

169.jpg
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
 

BASTÃO UNIVERSAL

170.jpg

CABIDE E CAVALETE PARA BASTÕES

O cabide para bastões é uma ferramenta muito útil na área de trabalho dos eletricistas para descanso dos bastões que se encontram em operação.

Ele é ajustável em cruzetas, com uma variação entre 95 a 114 mm de largura (a altura da cruzeta não é importante).

O cavalete para bastões usado em par possibilita uma alternativa ou complemento da lona para disposição dos bastões isolantes, selecionados e devidamente preparados no local de trabalho, evitando dessa forma a sua contaminação em eventuais contatos com o solo.

As doze hastes suporte e o mastro central são revestidos com material plástico para proteger os bastões contra abrasão e possuem uma capacidade para 12 bastões com até Ø 76 mm.

 

As sapatas tipo tripé são completamente retráteis para facilitar o transporte e o armazenamento do cavalete.

171.jpg
172.jpg
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png