©direitos reservados dassis

COBERTURAS PROTETORAS E LENÇÓIS

 

APLICAÇÃO, MANUSEIO E CONSERVAÇÃO

As coberturas protetoras para linha viva constituem um dos principais equipamentos de proteção utilizados nas intervenções em instalações energizadas de baixa e média tensão.

Sua aplicação tem como objetivo proteger eletricamente toda a área de trabalho, a fim de impedir os possíveis contatos acidentais de fase-fase ou fase-terra durante a execução dos serviços.

São usadas nos trabalhos pelo método ao contato e devem ser instaladas com luvas isolantes de borracha ou pelo método a distância, uma vez que dispõem de presilhas metálicas (tipo olhais) para serem operadas com bastão de manobra.

Sua utilização deve ser confiada somente a eletricistas devidamente capacitados para trabalhos em linha viva e requer a observação das seguintes regras básicas:

1. O eletricista não deve sob nenhuma circunstância tocar propositadamente nas coberturas, exceto com luvas de borracha. Deve, portanto, estar sempre consciente de sua posição em relação às mesmas para evitar tocá-la mesmo que acidentalmente.

Essa regra é válida para qualquer outra cobertura que estiver sendo utilizada para proteger partes energizadas.

2. As coberturas protetoras de poste, de cruzeta, de suporte horizontal, de suporte “C” e as circulares têm a finalidade de impedir o contato acidental de condutores ou amarrações energizadas com as superfícies aterradas da estrutura.

3. As coberturas protetoras devem ser manuseadas com cuidado para evitar quebras, trincas ou arranhões e devem ser mantidas sempre limpas e secas.

 

4. Cada cobertura protetora deve ser criteriosamente inspecionada antes de sua utilização, assegurando que não tenha trincas, arranhões profundos, deformações ou outros danos e que estejam limpas e secas.

Sua limpeza, se necessário, deve ser feita com tecido de algodão. Se este não remover toda a sujeira, deve-se usar água e sabão neutro.


5. Diferentemente das coberturas protetoras para uso permanente, tratadas no final desse grupo, as coberturas protetoras foram projetadas para uso temporário, na execução das mais diversas tarefas de manutenção em linha viva, que devem ser retiradas após a conclusão dos serviços.

PRECAUÇÃO

As coberturas protetoras para linha viva foram concebidas para atender uma grande variedade de situações de manutenção em sistemas energizados, sendo que, para cada tipo de equipamento, fornecemos coberturas adequadas para maior eficiência e segurança.

O eletricista deve selecionar cuidadosamente as coberturas mais indicadas, nas quantidades necessárias, evitando improvisações perigosas antes de iniciar qualquer tarefa.

A inspeção visual das coberturas para detectar qualquer rachadura, riscos profundos, sujeiras, deformações etc. é norma para todas as equipes de linha viva, pois a segurança dos usuários depende da perfeita manutenção do seu equipamento. Sempre que houver qualquer dúvida, as respectivas coberturas não podem ser usadas e devem ser encaminhadas para ensaios elétricos.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

As coberturas protetoras para linha viva são produzidas com termoplástico de alta rigidez dielétrica e resistente ao ozônio e UV.

Sua cor laranja permite uma excelente visualização da área sob intervenção.

As coberturas protetoras para instalação a distância possuem presilhas metálicas para serem operadas com bastão de manobra.

COBERTURA PARA POSTE

Utilizada para proteção isolante na instalação ou troca de postes.

Possuem nervuras internas, detalhe importante para evitar abrasões em sua superfície durante a sua manipulação, contribuindo decisivamente para aumentar a vida útil das mesmas, com alças de corda de polipropileno, que facilitam a sua colocação e remoção com luvas isolantes.

Os modelos com comprimentos de 1200 e 1800 mm possuem um botão de náilon, que permite acoplar duas ou mais unidades para proteger um comprimento maior do poste.

COBERTURA PARA POSTE ATÉ Ø 150 mm

COBERTURA PARA POSTE ATÉ Ø 230 mm

COBERTURA PARA POSTE ATÉ Ø 300 mm

51.png
52.png
53.png
54.png
55.png

DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO
PARA COBERTURA

Acessório para ajudar a manter a cobertura de poste presa no local onde for instalada, inclusive, em locais lisos.

De fácil instalação e remoção, possui um dispositivo travante para sua corda e, para desfazer o aperto desta, basta puxar o olhal através de um bastão.

Peso Aprox. 0,75 kg (1,65 lb)

Devido a sua versatilidade estas coberturas são utilizadas para a proteção da extremidade dos postes, da mão francesa, das cruzetas, dos pára- raios etc.

Por não possuir uma aplicação específica, cada utilização merece cuidado especial no sentido de averiguar a real proteção que a cobertura oferece.

Possui alça de corda de polipropileno para facilitar a instalação e remoção com luvas isolantes.

56.png
marca_correta_edited.png
 
 

COBERTURA PARA CRUZETA

Tem como aplicação principal evitar o contato dos laços de amarração com a cruzeta nas tarefas de troca de isolador de pino ou isolador pilar.

Podem ser usadas também para apoio do jumpe temporário ou do condutor sobre a cruzeta. No caso de condutor, este deve ser protegido com a cobertura adequada.

Disponíveis três modelos, sendo uma para uso em cruzeta com isolador de pino e outras para cruzeta com isolador pilar.

57.png

Cobertura para Extremidade da Cruzeta

Utilizada para proteger a extremidade da cruzeta, a fim de evitar o contato acidental ao laço de amarração durante a sua instalação ou retirada.

Com o método ao contato essa cobertura também ajuda a prevenir que o eletricista entre em contato com o potencial de terra.

O RC406-0102 pode ser utilizado em cruzetas com isoladores de pino ou pilar, pois possui entalhe que permite a passagem do parafuso em montagens com cruzeta dupla.

59.png
 
58.png
60.png

COBERTURA PARA TOPO DE POSTE

Utilizada para proteção do topo do poste durante a instalação e a retirada do laço de amarração.

Se adapta em postes de até Ø 254 mm. Possui corda elástica para ajudar na fixação.

61.png

COBERTURA PARA CHAVE FUSÍVEL E
CHAVE FACA

Utilizada como proteção nas estruturas em que existem chaves fusíveis ou faca, podendo ser instalada com o método ao contato e a distância.

A cobertura RC406-0009 é presa por um pino que a trava por detrás do isolador e apóia sobre o suporte metálico da chave.

O modelo COB28494-1 é instalado, envolvendo as duas saias do isolador, nas quais se mantêm presa por pressão.

A cobertura COB13345-1 é utilizada para proteção isolante entre a carcaça da chave faca e as partes energizadas durante a instalação e retirada do jumpe ou outros trabalhos na chave. Projetadas para redes de 15 e 23 kV é construída por duas placas planas, que, após semiabertas, permitem o seu envolvimento na base dos isoladores e travamento através de porcas isolantes.

62.png
63.png

COBERTURA PARA CONDUTOR, ISOLADOR DE PINO E ISOLADOR DE DISCO

Cobertura Protetora para Condutor

Oferece a maior área de proteção nas partes energizadas e, portanto, as mais utilizadas nos trabalhos em linha viva.

Disponíveis em vários modelos para atender aos diversos tipos de instalações elétricas de tensões nominais até 48,3 kV.

Suas extremidades são dotadas de encaixe macho/fêmea, que permitem as conexões firmes de duas ou mais unidades ou conexões com outros modelos, como as coberturas para isolador de pino e coberturas para isolador de disco.

Especificamente os RP406-0184 / RC406-0181GA / RC406-0514GA permitem inclusive conexões com coberturas de condutores de borracha. As presilhas metálicas com olhais destinam-se à instalação das coberturas na rede através do método a distância.

No caso específico das coberturas RP406-0184 e COB03335-1 trata-se de uma opção para aqueles usuários que desejarem efetuar a instalação pelo método ao contato. Através do cabeçote universal fixo no extremo desse bastão é possível ajustar previamente o ângulo de instalação da cobertura.

Cobertura Protetora para Isolador de Pino

Destinadas a proteger o condutor energizado junto ao isolador de pino ou pilar, sendo normalmente utilizadas conjuntamente com as coberturas de condutor, nas quais são acopláveis através de encaixes padronizados. Através de sua regulagem em uma das laterais permite uma melhor adaptação em várias larguras de cruzetas.

São disponíveis vários modelos que variam de acordo com a aplicação e a tensão de serviço.

Algumas possuem presilhas metálicas para instalação pelo método a distância, outras sem presilhas, para instalação pelo método ao contato.

Cobertura Protetora para Isolador de Disco

Estabelece a proteção das partes energizadas junto aos isoladores de disco em cadeias de ancoragem.

Possuem encaixes em suas extremidades, sendo de um lado para acoplamento no isolador e, no outro, para acoplamento na cobertura de condutor. Algumas são dotadas de presilha metálica para instalação pelo método a distância e tirante elástico para melhor fixação das bordas.

Aplicável tanto para isoladores convencionais como para isoladores poliméricos.

64.png

CONJUNTO DE COBERTURA PROTETORA
CONDUTOR / ISOLADOR DE PINO / ISOLADOR DE DISCO

65.png

CONJUNTO DE COBERTURA PROTETORA CONDUTOR / ISOLADOR DE PINO

66.png

CONJUNTO DE COBERTURA PROTETORA CONDUTOR / ISOLADOR DE PINO

67.png

CONJUNTO DE COBERTURA PROTETORA CONDUTOR / ISOLADOR DE DISCO

68.png

CONJUNTO DE COBERTURA PROTETORA CONDUTOR / ISOLADOR DE PINO

70.png
69.png
 
 
 

COBERTURA PARA CONDUTOR SECUNDÁRIO (BT)

Foi desenvolvida para instalação temporária em redes secundárias, com a finalidade de evitar contatos acidentais humanos ou ferramentais nos condutores de baixa tensão por ocasião da manutenção nas adjacências do poste ou mesmo em trabalhos na média tensão.

Uma de suas grandes vantagens é ser leve e permitir o acoplamento com outras unidades do mesmo tipo através de seu sistema de encaixe nos extremos, com sistema macho-fêmea, possibilitando o isolamento por uma longa extensão.

Essa cobertura não possui presilhas, portanto, sua instalação na rede deverá ser feita com o método ao contato.

72.png
71.png
73.png
74.png

COBERTURA PARA REDE COMPACTA

Desenvolvida para proteção dos suportes na troca de isoladores de pino. Disponíveis em dois modelos: para suporte horizontal e para suporte “C”.

Cada modelo é composto de duas peças, que são instaladas sobrepostas, proporcionando total proteção dos suportes.

A cobertura COB11050-1 é específica para uso em RDC (Rede de Distribuição Compacta) e tem como função proteger o condutor junto ao espaçador losangular.

É usada em conjunto com as coberturas de condutor RDC nas quais é acoplada através de encaixes em suas extremidades.

COBERTURA PARA SUPORTES E ESPAÇADOR

LOSANGULAR DE RDC

75.png

COBERTURA PARA ISOLADOR DE PINO DE RDC

76.png

COBERTURA PROTETORA PARA CONDUTOR DE RDC

77.png

COBERTURA PARA BUCHA DE TRANSFORMADOR

Utilizada para proteção isolante do conjunto bucha do transformador e Jumper Temporário para Bucha de

Transformador. Cobertura protetora fabricada em polietileno rígido de alta rigidez dielétrica, resistente ao ozônio e raios UV.

marca_correta_edited.png
 
 
 
78.png

COBERTURAS ISOLANTES PARA
INTERVENÇÕES EM SE’s ENERGIZADAS

O conjunto de coberturas isolantes é composto por:

  • -  Barreira Lateral;

  • -  Cobertura para contato fixo da chave secionadora;

  • -  Cobertura reta para barramento;

  • -  Adaptador e cabeçote de instalação protegem os circuitos adjacentes, os contatos fixos da seccionadora e os barramentos, proporcionando uma condição segura de trabalho e evitando contatos acidentais nas partes energizadas.​

A versatilidade desse conjunto permite proteger tipos de seccionadoras, de: 630 A e 1250 A - unipolares e 1250 A - tripolares, entre outras.

A instalação e desmontagem é rápida com vara de manobra convencional.

• COB11612-1 / COB22404-1 BARREIRA LATERAL
Instalada nos bays adjacentes mais próximos ao pórtico a ser isolado, proporciona total proteção ao operador e delimita total proteção à área de trabalho. Fixada à estrutura, através de ganchos em fibra de vidro, removíveis, permite posições diferenciadas de instalação.

• COB11617-1 / COB20663-1
COBERTURA PARA CONTATO FIXO DA SECCIONADORA
É utilizada para isolar o contato fixo da seccionadora. Possui ganchos de fixação removíveis e ajustáveis, que permitem sua instalação em diferentes tipos de chaves, bem como em diferentes dimensões das treliças da estrutura.

• COB11622-1 / COB20664-1
COBERTURA RETA PARA BARRAMENTO

Similar à cobertura para condutores utilizada em trabalhos de linha viva. Permite variada gama de proteção no isolamento de barramentos energizados até Ø 58 mm próximos à área de trabalho.

• RM4455-84
Acompanhado de parafuso borboleta para acoplamento ao cabeçote universal esse dispositivo permite modificar o ângulo de instalação de uma ferramenta.

• FLV11623-1
Cabeçote de Instalação em alumínio, com hastes em fibra de vidro, é utilizado com adaptador universal para instalação e remoção das coberturas e barreiras isolantes. manobra convencional.

79.png
 

COBERTURA PARA ISOLADOR DE PINO DE RDC

80.png
81.png

COBERTURA ISOLANTE PARA INTERVENÇÕES

EM SE’s ENERGIZADAS

83.png
82.png

ACESSÓRIO

84.png

LENÇOL ISOLANTE

Destinado à proteção dos eletricistas contra acidentes quando ocorre contato com partes energizadas na estrutura durante a manutenção em redes.

É versátil e permite cobrir os componentes com formatos tipicamente irregulares, tais como: chaves seccionadoras; racks secundários; isoladores de pinos; cadeia de ancoragem; cruzetas etc.

Construído com borracha especial e resistente aos efeitos ozônio e corona.

Esses lençóis são confeccionados na cor laranja, tipo II (resistentes ao ozônio), em três versões: inteiriço, semi-partido e com 3 entalhes.

Os modelos inteiriço e semi-partido possuem 28 furos em seu perímetro e o modelo com 3 entalhes possui 11 furos, possibilitando a sua fixação nos componentes energizados através de botões especiais (LIR-BLR).

Outra opção de fixação é através da utilização de pregadores de coberturas (vide página específica desse produto).

O modelo semi-partido possui uma fenda com 26,7 ±1 mm e o de 3 entalhes com 18 mm de largura, permitindo um acoplamento com dobras menores.

85.png
 
86.png
87.png

BOTÃO PLÁSTICO*

88.png

PREGADOR DE COBERTURA

O pregador sem olhal de aço (FLV16886-1) permite sua instalação em lençóis e coberturas pelo método ao contato.

O pregador com olhal de aço (FLV16886-2) permite sua instalação em lençóis e coberturas pelo método a distância.

89.png
 
90.png

COBERTURA PARA USO PERMANENTE

É produzida em termoplástico rígido na cor preta e são resistentes aos raios ultravioleta e trilhamento elétrico e são adequadas à utilização em linha viva pelos métodos a distância ou ao contato.

Coberturas para Conector Estribo

Para uso em conectores estribo e grampos de linhas protegidas de distribuição classe 14,6 kV.

91.png
 
92.png

Cobertura para Conector de Derivação

Para uso em conector de derivação cunha em linhas protegidas de distribuição classe 14,6 kV. Somente instalada pelo método ao contato.

93.png

Cobertura para Bucha Transformador

Utilizada para proteção das terminações de transformadores de distribuição, evitando curto-circuito provocado principalmente pelo contato de pássaros e outros pequenos animais.

• COB11721-1

Fácil instalação através de presilhas plásticas específicas. Disponível em modelo único para diversas marcas e modelos de transformadores com saída para cabo pára-raio.

• COB18644-1
Permite a instalação em diversas bitolas de cabos.

• COB24863-1

Saída vertical escalonada Ø 25 mm e Ø 15 mm para cabos. Instalação simples por pinos predispostos.

95.png
94.png

Cobertura para Base de

Seccionadora em Estrutura

Utilizada para proteção entre a carcaça da chave faca e as partes energizadas. De uso permanente, evita curto-circuito provocado principalmente pelo contato de pássaros e outros peguemos animais.

96.png
97.png
marca_correta_edited_edited.png

COBERTURA PROTETORA REMOVÍVEL

Própria para proteção dos circuitos energizados até 38 kV fase/fase, evitando o contato fase-fase ou fase-terra, que podem ser provocados acidentalmente por animais, ocasionando possíveis desligamentos.

São fabricadas com plástico flexível e especialmente moldada sob encomenda para os mais variados tipos e condições de aplicação, tais como: conector, emenda, barramento e bucha em estruturas de média tensão. Pode ser instalada rapidamente sobre esses componentes e presas com presilhas de náilon.

Essas coberturas são totalmente reutilizáveis e podem ser removidas e reinstaladas em caso de inspeção das partes da estrutura.

98.png
100.png