ESCADA DE LINHA VIVA, ANDAIME ISOLANTE

E TORRE MÓVEL

ESCADA DE LINHA VIVA

As escadas de linha viva têm muitas aplicações em intervenções de instalações energizadas de alta tensão, pois permitem ao eletricista trabalhar em posição conveniente e realizar reparos de linhas em locais quase inacessíveis.

Todos os ganchos para essas escadas são construídos em aço, com tratamento superficial com Ø 25,4 mm (1”), e são giratórios para adaptar às diversas posições na estrutura.

Para maior segurança operacional, os ganchos possuem corrente de aço com tratamento superficial e dispositivo de travamento.

Os degraus dessas escadas são construídos com tubo RITZGLAS® Ø 32 mm e com revestimento antiderrapante.

Além do excelente processo de colagem entre longarinas e degraus, as escadas possuem tirantes de aço instalados próximos às extremidades.

Escada Simples com Gancho

As escadas série RH4903-8 a RH4903-12 são construídas com tubo RITZGLAS® Ø 38 mm. Já as escadas série RH4904-8 a RH4904-16 são construídas com tubo RITZGLAS® Ø 51 mm, que formam suas longarinas. Todas elas são utilizadas apenas para trabalhos na posição vertical.

As escadas (série RH4905-8 a RH4905-20) são construídas com tubo RITZGLAS® Ø 64 mm, que formam suas longarinas e que são utilizadas mais apropriadamente para trabalhos na posição horizontal.

ESCADA COM LONGARINA Ø 38 mm

ESCADA COM LONGARINA Ø 51 mm

ESCADA COM LONGARINA Ø 64 mm

Escada Seccionável com Gancho

São construídas com tubos RITZGLAS® Ø 64 mm, que formam suas longarinas e permitem combinações com comprimentos até 9,76 m.

Todas as seções são intercambiáveis, permitindo alcançar diversas alturas com poucas seções. Seus comprimentos são apropriados para transporte.

As seções superiores possuem ganchos de aço e as conexões entre as seções são realizadas com o auxílio de luvas de aço (com tratamento superficial e contrapinos de liga de cobre) para o perfeito travamento.

SEÇÃO SUPERIOR Ø 64 mm

SEÇÃO INTERMEDIÁRIA Ø 64 mm

SEÇÃO INFERIOR Ø 64 mm

Escada Monolongarina Seccionável

Foi desenvolvida para trabalho na posição vertical, a fim de permitir o acesso de eletricistas aos condutores, em cadeias de suspensão desenergizadas, sem a necessidade de apoiar na própria cadeia. Assim, evita possíveis acidentes com a quebra dos isoladores.

Construída com tubo RITZGLAS® Ø 51 mm, que forma sua longarina central e degraus com tubo RITZGLAS® Ø 32 mm.

Todas as seções são intercambiáveis, permitindo alcançar diferentes alturas com as 3 seções. Seus comprimentos são apropriados para transporte.

A seção superior possui ganchos giratórios de 14” de aço e as conexões entre as seções são realizadas com o auxílio de luvas de aço (com tratamento superficial e contrapinos de bronze) para o perfeito travamento.

Todas as seções possuem sacola para acondicionamento e transporte.

ACESSÓRIO PARA SUSTENTAÇÃO DE ESCADAS

O conjunto de sustentação para escada permite de maneira rápida, fácil e segura instalar, em quase todo tipo de estrutura, uma escada para trabalho em linha viva.

Projetados para serem acoplados em estrutura metálica, madeira ou concreto nas posições vertical ou horizontal, com escadas de longarina Ø 64 mm ou superior.

Os componentes podem ser adquiridos separadamente ou como peças de reposição.

O diagrama abaixo mostra uma instalação típica e as cargas de trabalho com os diferentes pontos de ancoragem.

CONJUNTO PARA FIXAÇÃO VERTICAL EM ESTRUTURA METÁLICA

CONJUNTO PARA FIXAÇÃO HORIZONTAL EM ESTRUTURA METÁLICA

COMPONENTES PARA SUSTENTAÇÃO DE ESCADA

COLARES DUPLOS

GANCHO AJUSTÁVEL PARA ESCADAS

Facilmente adaptado à longarina da escada de linha viva e plataforma escada.

Essa instalação permite converter uma escada com longarinas de Ø 51 ou 64 mm em uma escada com gancho ou quando a escada for ser instalada em estruturas com inclinação.

Os ganchos são instalados facilmente através de seus colares e são giratórios, permitindo sua colocação na posição mais conveniente na estrutura.

Construído em aço galvanizado, com Ø 25,4 mm (1”) e instalado em colar de alumínio. As correntes de aço complementares ao gancho possuem dispositivo de travamento de segurança.

COMPOSIÇÃO DO GANCHO AJUSTÁVEL PARA ESCADA

  • 01 Gancho de aço

  • 01 Corrente de aço e respectivo dispositivo de travamento de segurança

  • 01 Colar em liga de alumínio

ESCADA COM LONGARINA DUPLA

Montada a partir de tubos RITZGLAS® é própria para trabalhos em linha viva, permitindo o uso em instalações energizadas até 500 kV.

As escadas simples e extensíveis são dotadas de cinta de encosto fabricada em náilon revestida com borracha e sapatas fixas de borracha.

As escadas tipo trapézio são dotadas de terminais de alumínio e ganchos de 8” para trabalhos em suspensão. Não devem ser utilizadas na posição horizontal.

Todas as escadas são fornecidas com sacolas para transporte e acondicionamento.

NOTAS

  • As escadas de extensão deverão ser estaiadas através dos olhais fixados na parte superior do elemento base.

  • Os ensaios de flexão quando solicitados serão realizados com extensão máxima de 8,50 m.

DISTANCIADOR ISOLANTE PARA ESCADA

É projetado para ser acoplada às escadas, com longarina dupla, propiciando o seu afastamento das partes aterradas do poste, principalmente em trabalhos até 15 kV pelo método contato ou a distância.

Construída com tubos RITZGLAS® e conexões de alumínio/bronze, essa ferramenta é acoplada ao poste através do esticador tipo tirante.

Dimensões principais: 550 x 290 mm.

NOTA

A utilização dessa ferramenta requer adoção de procedimentos específicos.

PLATAFORMA

São projetadas com tubos RITZGLAS® para proporcionar ao eletricista uma base segura e conveniente para realizar trabalhos pelo método contato e a distância.

Pode ser montada com rapidez nas estruturas de forma que o eletricista esteja bem posicionado em relação à vertical e horizontal.

Essas plataformas fixam rapidamente à estrutura através de duas opções de montagens:

• Tipo ajustável

Para trabalhos que não requerem frequentes alterações laterais da posição da plataforma. A plataforma é fixada ao poste através do esticador de corrente ou a estrutura através de garras.

• Tipo pivô

Permite ao eletricista um giro de 180° horizontal na plataforma montada, além de poder posicioná-la em ângulos intermediários para a esquerda ou para a direita.

A prancha tem 250 mm de largura e é construída em fibra de vidro, com piso antiderrapante na sua superfície, evitando o escorregamento acidental do eletricista.

O corrimão e tripé servem como ponto de apoio e fixação do dispositivo anti-queda do cinto de segurança.

Destinada à instalação em poste. Caso haja necessidade de utilização em estrutura metálica deve-se adquirir selas próprias, conforme diposto nas tabelas de acessórios para plataformas.

Plataforma Isolante

Inclui um isolamento de 0,30 m entre a prancha e a sela de acoplamento ao poste através de dois tubos RITZGLAS®, com Ø 51 mm, que propicia a utilização das plataformas isolantes em instalações energizadas até 34,5 kV pelo método contato e a distância.

A capacidade nominal de trabalho: 227 daN (500 lb).

Plataforma Aérea

É utilizada para trabalho em instalações energizadas pelo método a distância.

A capacidade nominal de trabalho: 227 daN (500 lb).

Plataforma de Suspensão

Possibilita uma rotação de 180° em relação ao plano horizontal, permitindo ao eletricista um melhor posicionamento da plataforma sem a necessidade de desmontá-la para novos ajustes. Normalmente é utilizada em estruturas em que o espaço é reduzido, não sendo possível a instalação de uma plataforma convencional.

A capacidade nominal de trabalho é 181 daN (400 lb) em posição alinhada e perpendicular à estrutura. Essa capacidade se reduz a 136 daN (300 lb) quando posicionada em qualquer ângulo diferente.

Sela Plataforma

Projetada para atender situações específicas em que o eletricista necessita de uma base de apoio para os pés no poste quando a escada está limitada pela sua altura.

Construída em liga de alumínio e o seu ajuste ao poste é feito através de um esticador de corrente para aperto final.

Capacidade nominal de trabalho: 340 daN (750 lb).

Plataforma Escada

Permite ao eletricista trabalhar em pé ou sentado, proporcionando um melhor posicionamento na estrutura.

É composta por uma escada RITZGLAS® de 1,20 m e por uma plataforma em fibra de vidro, com superfície antiderrapante de 250 x 510 mm. Quando fornecida com ganchos ajustáveis estes são utilizados para sua fixação à estrutura.

Essa plataforma poderá ser dobrada para facilitar o transporte e armazenamento.

Capacidade nominal de trabalho: 227 daN (500 lb).

BANQUETA ISOLANTE

Equipamento útil ao eletricista para o seu isolamento do potencial de terra, pois amplia a área de trabalho do eletricista e a sua segurança nas intervenções em subestações, cubículos, painéis elétricos.

  • Construída em polietileno;

  • Peso reduzido que proporciona maior conforto no transporte e deslocamento na área de trabalho;

  • Piso com superfície antiderrapante;

  • Capacidade nominal de trabalho: 120 daN (265 lb);

  • Cor laranja.

ANDAIME MODULAR ISOLANTE

Equipamento indispensável nas intervenções em instalações elétricas energizadas de alta e extra-alta tensão, principalmente, em subestações.

O andaime com conexões isolantes tem seus módulos intercambiáveis com os módulos de conexão em alumínio.

BENEFÍCIOS

  • Redução do peso dos módulos;

  • Maior facilidade de montagem;

  • Componentes isolantes imunes ao efeito corona.

Proporciona uma condição de acesso e posicionamento do eletricista em alturas necessárias para realizações dos mais diversos tipos de trabalhos, pelos métodos potencial e a distância. O desenvolvimento de novos componentes ampliou consideravelmente as opções de montagens do andaime isolante. Além disso, possibilitou também o atendimento das exigências da norma NR-18

Construído com peças encaixáveis e intercambiáveis, de peso reduzido, sua montagem é fácil, simples e rápida. Pode ainda ser executado por apenas dois eletricistas, dispensando o uso de qualquer ferramenta adicional.

Sua estrutura é construída com tubos RITZGLAS®, com características elétricas e mecânicas em conformidade com as normas IEC-60855 e ASTM F 711. Isso permite o seu uso em instalações energizadas em até 800 kV, com total garantia de isolamento elétrico, e uma capacidade nominal de trabalho até 300 daN (660 lb) no centro da plataforma.

Opções de Montagem do Andaime Isolante RITZGLAS®

COMPONENTE PRINCIPAL

COMPONENTE PRINCIPAL

COMPONENTE PRINCIPAL

COMPONENTE QUE ATENDE À NORMA NR-18

COMPONENTE QUE ATENDE À NORMA NR-18

ACESSÓRIO

ACESSÓRIO

banner_rodape.jpg
CONTEÚDO

D'ASSIS COMÉRCIO DE MATERIAIS ISOLANTES LTDA ME © Todos os direitos reservados. 2018