©direitos reservados dassis

ESFERA DE SINALIZAÇÃO

São destinadas à sinalização visual na navegação aérea de helicópteros, aviões, balões, planadores etc., evitando a colisão desses veículos nos sistemas de transmissão de energia elétrica.

Em função das diversas situações e locais, onde se faz necessário a instalação das esferas de sinalização diurna, foram desenvolvidos modelos específicos para sua instalação, visando minimizar os inconvenientes causados por locais de difícil acesso, relevo acidentado e travessia de rodovias, dentre outros.

Essas situações e locais onde é obrigatória a instalação das esferas estão especificadas na NBR 7276-2005.

Em atendimento às exigências das concessionárias de energia elétrica, as esferas de sinalização são construídas em conformidade com a norma NBR 15237-2005 e processo de fabricação próprio, garantindo assim, ótimas características, tais como:

  • durabilidade;

  • resistência aos raios ultravioleta;

  • resistência a vibrações eólicas;

  • resistência a movimentos giratórios;

  • resistência ao escorregamento;

  • sistema de drenagem de água pluvial através de orifícios radiais e perpendiculares ao sentido do cabo.

ESFERA PARA INSTALAÇÃO CONVENCIONAL

A instalação e remoção dessas esferas é feita manualmente, no solo, durante a construção da linha de transmissão ou durante a manutenção com o seu desligamento.

O sistema convencional é formado por mancais especiais em liga de alumínio, coxins de borracha exclusivos para cada diâmetro de cabo, além de parafusos, porcas e arruelas.

176.jpg
177.jpg
marca_correta_edited_edited.png

ESFERA PARA INSTALAÇÃO POR CORDA

Desenvolvida para dar maior praticidade e produtividade, permite a instalação e remoção em linha viva em cabos fabricados em aço, alumínio ou OPGW a partir do solo, através da utilização do:

  • robô especialmente desenvolvido para essa tarefa, acionado por controle remoto ou
     

  • kit para operação com corda.

178.jpg
180.jpg

ESFERA PARA INSTALAÇÃO POR CORDA OU ROBÔ

ESFERA PARA INSTALAÇÃO POR CORDA OU ROBÔ

181.jpg
179.jpg

ESFERA PARA INSTALAÇÃO POR HELICÓPTERO

Estas esferas possuem um mecanismo especial para abertura e acoplamento ao cabo, acionado a partir de um único parafuso olhal localizado na parte superior, operável com bastão de manobra para instalação de esferas. É também dotada de um contrapeso para manter o parafuso olhal na parte superior da esfera.

A operação de instalação e remoção na linha de transmissão é realizada diretamente do helicóptero de forma rápida e segura em linha viva.

182.jpg
183.jpg
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png
marca_correta_edited_edited.png